terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Pró inclusão Associação Nacional de Docentes de Educação Especial

Em Julho do passado ano juntamo-nos em Lisboa. Um grupo de professores de Educação Especial preocupado com a qualidade das suas práticas, a qualidade da investigação, com as políticas e com as crianças com Necessidades Educativas Especiais.



Decidimos criar a Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, a Pró inclusão.



Os nossos objectivos incidem sobre a valorização da profissão pelo conhecimento e competência crescentes dos docentes comprometidos com o seu desenvolvimento profissional, tendo por pano de fundo as filosofias e os valores inclusivos; a promoção da comunicação e cooperação entre os docentes de Educação Especial; o investimento e colaboração na criação e divulgação de materiais, estratégias e recursos, na criação de práticas fundamentadas no conhecimento; o apoio à investigação científica na área das Necessidades Educativas Especiais; a promoção da formação, informação e troca de saberes através de publicações, reuniões científicas e formação; a promoção da colaboração com outros grupos profissionais do sector e organizações; e, a promoção da afirmação pessoal e da valorização das capacidades, pela positiva, da pessoa com Necessidades Especiais, na defesa dos seus direitos e cidadania.



De entre os projectos para 2009 contam-se, antes de mais, a organização e implementação da Associação, a criação da Revista Profissional de Educação Especial, o investimento na Formação Contínua e a realização de um Congresso Internacional.



Nesta fase, em que tanta turbulência é imprimida aos contextos ocupados pelos professores parece-me que a próactividade será a atitude mais compensadora e aquela que maior serenidade nos pode emprestar.



Não quero que as dificuldades me encontrem, quero ser eu a dar com elas e a resolvê-las.

Quando falo na primeira pessoa, não quero dizer que quero avançar sozinha, bem pelo contrário, gosto de andar acompanahada e sentir envolvimento, oposições e desafios à minha volta. Por isso, deixo aqui o convite. O site disponibiliza a ficha de adesão à Associação.



Visite: http://proinclusao.com.sapo.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisa personalizada